quinta-feira, 28 de junho de 2012

Android ''Jelly Bean'' traz respostas antecipadas a comandos na tela de dispositivos móveis


 O Google apresentou nesta quarta (27) a próxima versão do sistema móvel da empresa, apelidada de Jelly Bean (Android 4.1), durante sua conferência anual de desenvolvedores, a Google I/O. O sistema chega a alguns dispositivos em meados de julho, mas já está disponível para desenvolvedores que quiserem estudá-lo a partir de hoje.
 O Android 4.1 (o codinome Jelly Bean quer dizer “jujuba”) é uma evolução alcançada com o Ice Cream Sandwich, versão anterior do sistema, mas com melhoras de respostas do sistema, segundo o Google. Parte dessa aceleração do sistema foi alcançada pelo Project Butter, iniciativa do Google para que a resposta a comandos na tela touch sejam antecipados – o sistema calcula onde o usuário mais provavelmente vai tocá-la. 
J á no aplicativo de câmera, o novo Android trará comandos de compartilhamento das fotos com apenas um toque na tela. O usuário poderá apagar várias fotos de uma vez com um gesto na tela.
 Outra novidade do Jelly Bean serão melhorias no teclado: com o SwiftKey, o usuário poderá digitar mais facilmente palavras com o teclado inteligente. Além disso, o recurso de teclado por voz, terá dados armazenados no data center do Google, deixando o sistema mais rápido pela independência de boa conexão de internet móvel.
 O Google demonstrou também um sistema muito parecido ao Siri, que responde a perguntas faladas pelo usuário. Durante a demonstração, foi perguntado ao smartphone “Qual é o primeiro-ministro do Japão?”. O Jelly Bean retorna com a resposta falada, além da foto e informações na tela. “Yoshihiko Noda é o primeiro-ministro do Japão”.
 Ainda em buscas, a empresa apresentou o Google Now, para que o usuário obtenha “a informação certa, na hora certa”, numa espécie de busca automática. Se você tem um voo marcado, mas aula na academia, o sistema é capaz de informá-lo, por exemplo, que o voo está atrasado e há tempo para o outro compromisso.

 Além disso, o sistema Android 4.1 terá integração com a tecnologia NFC, que vai facilitar o compartilhamento de fotos entre dispositivos Android (basta aproximá-los um do outro), também é possível emparelhar alto falantes usando NFC e seu smartphone.
 Por fim, o Jelly Bean terá recursos de acessibilidade para deficientes visuais, como gestos especiais para navegação combinados com dicas auditivas.
 O sistema estará disponível para o Galaxy Nexus, Nexus S e Xoom em meados de julho. A versão SDK, voltada a desenvolvedores, estará disponível a partir de hoje.
 De acordo com Hugo Barra, diretor de produtos Android, a empresa chegou a um recorde de dispositivos com o sistema do Google, cerca de 400 milhões no mundo – frente a 100 milhões há um ano. Barra disse que as ativações de dispositivos Android ocorrem com uma média de 1 milhão por dia.

Tablet e tocador de música

 Além da nova versão do Android, o Google apresentou o tablet Nexus 7 e o media player Nexus Q.
 O tablet Nexus 7, como sugere o nome, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, processador Nvidia quad-core (com quatro núcleos), 1 GB de memória, GPS, conexão Wi-Fi e NFC (tecnologia utilizada para pagamentos móveis). Além disso, o tablet vem com uma câmera frontal de 1,2 megapixels (para fazer videoconferência) e tem bateria com autonomia de 8 horas. 
 Já o Nexus Q é um Media player "social" em formato semelhante a uma pequena bola, que usa sistema Android Ice Cream Sandwich, tem 16 GB de memória interna e 1 GB de RAM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário