quinta-feira, 28 de junho de 2012

Google oficializa lançamento do tablet Nexus 7 por US$ 199 para concorrer com o iPad


 Um pouco antes do Google I/O (evento de desenvolvedores de aplicações realizado em San Francisco), a companhia liberou nesta quarta-feira (27) um vídeo promocional do tablet Nexus 7, o primeiro portátil do tipo de “fabricação própria” da gigante das buscas. O tablet será vendido a US$ 199 (8 GB de armazenamento) pela loja Google Play no Reino Unido, Canadá, Austrália e Estados Unidos, com data de entrega prevista para meados de julho. Com o lançamento, a empresa quer ameaçar a soberania do iPad, da Apple, no mercado de portáteis em formato de prancheta.
 O tablet Nexus 7, como sugere o nome, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, processador Nvidia quad-core (com quatro núcleos), 1 GB de memória, GPS, conexão Wi-Fi e NFC (tecnologia utilizada para pagamentos móveis). O ultraportátil pesa 340 gramas.
 Além disso, o tablet vem com uma câmera frontal de 1,2 megapixels (para fazer videoconferência) e tem bateria com autonomia de 8 horas. Ele é feito pela fabricante taiuanesa Asus.
 O dispositivo já virá com o sistema operacional Jelly Bean (jujuba) apresentado durante o evento Google I/O  – os nomes dos sistemas operacionais do Google sempre são inspirados em sobremesas. As especulações do tablet do Google foram vazadas há pelo menos duas semanas
Além da versão de 8G, haverá uma de maior capacidade de armazenamento (16 GB), que será vendida por US$ 250.

Características

 Como novidade, o tablet terá uma divisão do Google Play (loja de conteúdos da empresa) voltada para revistas. Chamado Google Play Magazine App, o recurso exibirá novas edições de revistas utilizando efeitos 3D, como se as capas estivessem enfileiradas. Basta um toque para passar para a capa da revista seguinte.
 Outra opção apresentada no tablet é o widget "qual é a música?'. Ele funciona como o aplicativo "Shazam". Ao tocar uma música, o recurso identificará o nome dela e direcionará o usuário diretamente para o Google Play para comprar a faixa.
 Quanto ao Google Currents, aplicativo da companhia para leitura de revistas, a companhia informou que inseriu a opção de traduzir os conteúdos das publicações.


Mercado de portáteis

 No ramo de telefonia, o Google já lançou três smartphones "próprios" feitos em parceria com fabricantes como HTC e Samsung: Nexus One, e Nexus S e o Galaxy Nexus S (conhecido no Brasil como Galaxy X). Apesar do status de serem produzidos sob encomenda do Google, os três não foram sucesso de venda. Na época, a companhia chegou a dizer que apenas produziu os aparelhos para "puxar o mercado de hardware" de telefonia. Quando lançados, eles apresentaram características de ponta.
 O iPad, da Apple, continua a liderar de forma absoluta no mercado americano de tablets. Segundo a consultoria comScore, no segmento Android, o líder absoluto é o Amazon Kindle Fire, que detém 54,4% do mercado. À título de comparação, o portátil da Amazon custa nos Estados Unidos US$ 199, enquanto o iPad mais barato custa US$ 399 (iPad 2 de 16 GB).





E

Nenhum comentário:

Postar um comentário