segunda-feira, 11 de junho de 2012

Japoneses apresentam smartphone capaz de medir radiação

 Aparelho será vendido a partir de julho pela operadora Softbank !
A operadora de telefonia móvel japonesa Softbank apresentou nesta terça-feira um smartphone que pode medir a radioatividade no ar, em resposta à crescente preocupação dos consumidores japoneses sobre os níveis de radiação após o desastre nuclear ocorrido no ano passado na central de Fukushima.
O novo modelo conta com um sensor que permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos.
 O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve, disse a Softbank em um comunicado, assegurando que pode detectar raios gama em um espectro de 0.05 a 9.99 microsieverts por hora.
O homem está exposto continuamente à radiação de fontes naturais por causa de gases radioativos presentes na atmosfera. A dose média de radiação natural é de 2.400 microsieverts por ano. Para efeito de comparação, logo após o acidente de Fukushima no ano passado, o governo informou que o nível de radiação próximo a região mais atingida alcançou 600 microsieverts por hora. 
Fonte: France-Presse



Oito empresas entregam propostas para 4G


Depois das companhias Claro, a Vivo, a Sky, Sunrise e a Oi entregarem suas propostas para o leilão de telefonia de quarta geração (4G) na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, agora a TIM Participações está na disputa. Também se credenciaram a Americel, do mesmo grupo da Claro, e a Intelig, que pertence à TIM.
Fonte: Agência Estado

Segurança: cinco dicas sobre o que fazer quando houver vazamentos de senhas em redes sociais


Nas últimas 48 horas, três grandes redes sociais (LinkedIn, Last.fm e eHarmony) sofreram invasão de crackers e tiveram dados de usuários roubados. Em meio às dúvidas sobre o que fazer em casos como esses, o UOL Tecnologia mostra cinco atitudes que devem ser tomadas quando houver vazamento de senhas em grandes redes sociais.
1 - Troque a senha imediatamente
A primeira coisa a fazer é trocar a sua senha. Como a maioria das redes sociais usam criptografia para proteger os dados dos seus usuários, leva um tempo para os crackers terem acesso direto a sua senha. Se você trocar a palavra-chave nesse período, manterá sua conta relativamente segura.
2 - Crie uma senha segura
É uma dica que não vale apenas em casos de vazamentos de senhas, mas situações como essas podem ajudar na hora de uma mudança de atitude. Na hora em que for trocar de senha, pense em uma palavra-chave que tenha no mínimo oito dígitos e que conte com números, letras e caracteres especiais (como asteriscos ou arrobas).
3 - Fique de olho nas senhas de suas outras contas
Por praticidade, muitas pessoas mantêm as mesmas senhas para diversos serviços. Se a sua senha do Facebook, do Twittter ou de outro serviço for igual a do LinkedIn, é bom providenciar a troca. Lembrando que o ideal seria não repetir senhas nos logins que você utiliza.
4 - Verifique se há serviços que indiquem se a sua senha foi roubada
Veja se há sites que possam confirmar se a sua senha foi roubada. No caso do LinkedIn, foi criado um serviço chamado Leakedin. Nele, é possível ver se a sua senha foi uma das que vazaram nessa semana. Mas todo cuidado é pouco com esses serviços. Sempre é bom “dar um Google” para ver o feedback da página. Serviços como esse podem ser mais uma tentativa de roubos de senhas.
5 – Tome cuidado com e-mails de alertas
Situações como essa também são uma oportunidade para técnicas de Phishing (e-mails que tentam roubar senhas). Cuidado com e-mail que chegam em nome da sua rede social. Elas podem ser mais uma tentativa de roubo. Quando for trocar a senha, é recomendável que você acesse a rede social diretamente. O LinkedIn já alertou que não está enviando e-mails com links para os usuários.

Liderança !


Área SMC Ordem de entrada em operação comercial Líder em Abr/12
1 SP 11 Vivo Claro TIM Oi TIM
2* SP Interior Vivo Claro TIM Oi Vivo
3 RJ/ES Vivo Claro Oi TIM Vivo
4* MG Vivo TIM Oi Claro Vivo
5* PR/SC TIM Vivo Claro Oi TIM
6* Rio G. do Sul Vivo Claro TIM Oi Vivo
7* C. Oeste Vivo Claro TIM Oi Claro
8 Norte (7) Oi Vivo TIM Claro Vivo
9 BA/SE Vivo TIM Oi Claro Vivo
10 Nordeste TIM Claro Oi Vivo TIM
     
 Vivo, TIM e Claro dividem a liderança nestas dez áreas:
  • A Vivo é líder em seis áreas, sendo cinco na Banda A e uma na Banda B,
  • A TIM é líder em três, sendo duas na Banda A e outra como terceira operadora.
  • A Claro é líder em uma área como Banda B.
  •  Fonte: Teleco 

As operadoras de Celular privatizadas em 1998 são líderes em 7 das 10 áreas do SMC

 Em 1998 o Brasil estava dividido em 10 áreas para prestação do Serviço Móvel Celular (SMC). As operadoras privatizadas do Sistema Telebrás, primeiras a entrar em operação, ocupavam a Banda A e as novas operadoras, que haviam adquirido a frequência da Banda B, iniciavam sua operação comercial.

Passados quatorze anos, as operadoras de Banda A ainda são as líderes em market share em sete das dez áreas, as de Banda B em duas e a TIM, terceira operadora a entrar no mercado da área 1 (DDD 11), acaba de conquistar a liderança da Vivo (Banda A). 
Fonte: Teleco