sexta-feira, 6 de julho de 2012

Samsung quer driblar proibição de venda nos EUA com alteração no Android

 A Samsung planeja, com a ajuda do Google, uma atualização de software para o smartphone Galaxy Nexus e para o tablet Galaxy Tab 10.1.
 A intenção é derrubar a proibição de venda dos produtos nos EUA, onde a empresa sofre acusações de violação de patentes Apple.


 Na sexta-feira, uma juíza norte-americana decidiu que o Galaxy Nexus não poderia mais ser vendido no país por violar patentes pertencentes à Apple. A Samsung tentou, sem sucesso, derrubar a liminar. O Nexus já foi retirado pelo Google das prateleiras virtuais da Google Play, loja virtual da empresa.
 As alterações miram a barra de busca rápida do Android, que equipa os aparelhos. Os resultados serão limitados aos oferecidos pela web --buscas locais não serão mais realizadas. As limitações valem para a busca por voz, outro ponto de discórdia nos tribunais.
 Apple e Samsung, as maiores fabricantes mundiais de bens eletrônicos de consumo, travam uma batalha judicial em 10 países, com troca de acusações por violações de patentes. Elas disputam a supremacia no mercado de aparelhos móveis, que registra rápido crescimento.
 A Apple abriu processo contra a Samsung no ano passado, acusando-a de copiar o iPhone e o iPad. A Samsung nega a alegação e abriu processos contra a Apple em resposta. O julgamento do caso entre as duas empresas nos EUA deve começar em 30 de julho.




Apple deve lançar um iPad menor ainda em 2012, dizem jornais

 A Apple deve lançar um concorrente mais direto do recém-lançado tablet Nexus 7, do Google, até o fim deste ano, afirma a "Bloomberg".





 A agência de notícias, que recebeu as informações de duas fontes próximas ao assunto, diz que o tablet teria tela de entre 7 e 8 polegadas. O atual iPad só tem uma versão, de 9,7 polegadas.
 Recentemente, o Google lançou o Nexus 7, tablet de 7 polegadas, em sua conferência Google I/O. A possível novidade da Apple teria como concorrentes similares tanto esse dispositivo quanto o Kindle Fire, da Amazon, que tem tamanho semelhante.
 Uma reportagem do site chinês de tecnologia MyDrivers.com, citada pela "CNN", diz que a novidade teria tela de 7,85 polegadas.

Pesquisa indica que vendas de tablets vão superar as de notebooks até 2016


 As vendas de tablets irão superar as de notebooks até 2016, devido à procura dos consumidores por novos dispositivos, como o iPad, da Apple, aponta uma pesquisa feita nos Estados Unidos.
 Realizado pela empresa NPD, o estudo aponta que os tablets serão o "motor do crescimento" do mercado de computadores portáteis (que inclui notebooks e netbooks) nos próximos anos.
 No total, as vendas de computadores portáteis crescerão de 347 milhões de dólares em 2012 para mais de 809 milhões em 2017. As remessas de computadores portáteis deverão aumentar de 208 milhões de dólares em 2012 para 393 milhões em 2017, e as de tablets deverão crescer de 121 milhões para 416 milhões no mesmo período.




 Um fator-chave para o crescimento do mercado de tablets é a sua ampla utilização em América do Norte, Japão e Europa Ocidental, regiões que representarão 66% das remessas em 2012 e se manterão na faixa de 60% nos próximos anos, segundo a NPD. "A preferência do consumidor pelos dispositivos móveis está mudando do computador portátil para o tablet, principalmente em mercados maduros", assinala Richard Shim, analista da NPD. "As novas operadoras tendem a lançar seus produtos, em primeiro lugar, nos mercados maduros. Os serviços e a infraestrutura necessários para tornar atraente o uso de novos modelos costumam estar melhor estabelecidos nos mercados maduros."
 Em sua pesquisa trimestral mais recente sobre dispositivos móveis, a NPD afirmou, em maio, que o iPad tinha 62,8% do mercado de tablets, com a Samsung ocupando um distante segundo lugar, com 7,5%.
 Desde então, a Google anunciou que venderá seu próprio tablet, fabricado pela Asus, e a Microsoft apresentou um tablet que se converte em bloco de notas e estará à venda no fim do ano.

Apple pode desenvolver óculos futurista similar ao do Google


Patente obtida pela empresa fundada por Steve Jobs sugere o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos usados como capacetes.



 No mês passado, o Google apresentou o Projeto Glass, óculos futurista conectado à rede. A novidade movimentou o mercado e fez com a Apple registrasse, no início desta semana, a patente de uma tecnologia que permite o desenvolvimento de gadgets no formato de capacetes.
 A patente de número 8.212.859 detalha um periférico usado sobre a cabeça, capaz de permitir ao usuário acesso a informações através de uma tela conectada à internet. O domínio sobre a tecnologia foi requerida pela Apple, pela primeira vez, em 2006.
 O registro de uma patente não indica o desenvolvimento de um novo produto, mas mostra que a empresa está de olho em determinadas tendências. A aceitação do projeto do Google pode, eventualmente, encorajar outras empresas a desenvolver dispositivos similares, até então vistos somente nos filmes de ficção científica.



Apple pede veto imediato a smartphones da HTC, mas solicitação é negada

Um painel dos Estados Unidos indeferiu o pedido da Apple de proibir imediatamente a importação de alguns smartphones da HTC, por conta de acusações de que infrigem patentes da fabricante do iPhone.



 A Comissão de Comércio Internacional, que trata de disputas de patentes em produtos importados, disse na segunda-feira que ia investigar as acusações da Apple de que a HTC enviava para os Estados Unidos smartphones que infringem patentes da Apple, mas que não ia emitir imediatamente uma ordem proibindo os aparelhos.
 A CCI afirmou em dezembro que alguns smartphones da HTC desrespeitavam uma patente da Apple que permite que usuários cliquem sobre um número de telefone no corpo de e-mail para ligar automaticamente ou obter mais informações.
 A Comissão emitiu uma ordem que bania os dispositivos do mercado norte-americano, fazendo as ações da HTC caírem em maio, quando a empresa afirmou que as vendas nos Estados Unidos de dois novos modelos --HTC One X e HTC EVO 4G LTE-- seriam afetadas pela disputa.
 A HTC disse em junho que tinha alterado os novos modelos e que eles não desrespeitavam mais a patente, mas a Apple não concordou e a acusou de não obedecer ao veto. A fabricante do iPhone então pediu à CCI que investigasse o caso e vetasse a entrada dos modelos nos EUA, entre eles HTC One X, Inspire 4G e Vivid.
 A Apple não estava imediatamente disponível para comentar o assunto, e a HTC não quis se pronunciar sobra a decisão da CCI.