terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aplicativo “EV” ganha a Evernote DevCup nos EUA


Os desenvolvedores brasileiros Roberto Civille Rodrigues, Bruno Heins e Dirceu Pauka Júnior ficaram em terceiro lugar na Evernote DevCup, em São Francisco, EUA, pelo aplicativo “EV”. \o/
O app permite o uso do Evernote via torpedo, inclusive em aparelhos mais simples, já em grandes mercados de telefonia celular como o Brasil, a China e a Índia, a maioria dos usuários de celular ainda não tem smartphones. Este número chega a 4 bilhões de pessoas, e muitas delas acessam e-mail e algumas redes sociais via mensagem de texto.
Para desenvolver o aplicativo, os desenvolvedores usaram a plataforma oficial do grupo Telefônica, a BlueVia, em conjunto com a API da Evernote. Dessa forma, foi possível integrar o SMS ao sistema, permitindo a criação, o compartilhamento, a busca de notas e de lembretes no perfil de usuário do Evernote. Os desenvolvedores ainda planejam a integração de MMS, que ampliará ainda mais as possibilidades de uso.


[Alerta] Saiba como se proteger de SMS falso enviado em nome da Vivo


Está circulando um SMS falso sobre uma suposta promoção da Vivo em parceria com uma emissora de TV, que promete 30 casas como prêmio para quem responder à mensagem.
Assim como muitos outros casos, esta é uma tentativa de golpe que reverte em recarga de créditos ou dinheiro na conta bancária do golpista. Em alguns casos, a mensagem também tenta induzir uma fraude, ao solicitar dados pessoais e informações de crédito das vítimas.
Caso você esteja em dúvida em relação à veracidade de alguma promoção ou oferta informada por SMS, entre em contato com nossa Central de Relacionamento.
Você também pode denunciar as mensagens falsas que recebe. É só encaminhar o SMS (com o número do fraudador) para 133028 para que nossa equipe de segurança verifique o caso.
Também publicamos em nosso site um histórico de mensagens falsas enviadas para nossos clientes. Você pode consultá-lo para saber se a ligação, torpedo ou e-mail que recebeu são válidos e seguros.
Fique sempre alerta!


Os smartphones substituem as TVs?


Neste ano, o Brasil alcançou o segundo lugar no investimento em publicidade na internet, passando as revistas e jornais impressos. Nos Estados Unidos e Reino Unido, é comum que os telespectadores assistam aos programas favoritos enquanto acesssam e-mail, fazem check-ins em redes como GetGlue, compartilham filmes usando o Mubi e batem papo com amigos. E cada vez mais gente em países como a Índia e a China prefere se divertir com celulares e tablets no lugar da TV.
O que isso tudo significa? Que estamos participando de uma verdadeira revolução no hábito mais cotidiano da sociedade contemporânea: assistir à TV. Os olhos do mundo estão transitando entre telas grande e pequenas, graças a conexões de internet mais rápidas e avanços na tecnologia móvel.
Já vimos como os smartphones são os novos canivetes suíços da Era da Informação. Mas como eles estão convivendo com a TV, na prática? Veja alguns exemplos:
Redes sociais informam antes, sites informam melhor
O Twitter e o Facebook tornaram-se fontes de informação para a TV. As redes sociais já pautam as grandes empresas jornalísticas e de entretenimento.
Arquivo infinito de informações
Este estudo mostra que as pessoas checam na internet se uma informação vista na TV é verdadeira. Além disso, a web é acessada quando queremos saber mais sobre um assunto. O hábito da busca se difunde mais e mais, e a internet se consolida como uma imensa biblioteca digital.
Qualquer hora e por quanto tempo quiser
O acesso à informação na internet não tem limitação de tempo como na TV. É possível ficar horas conhecendo um assunto por meio de textos, fotos, vídeos.
A experiência coletiva
Redes sociais estão trazendo de volta o prazer de comentar o que se vê na TV. Isso pode ser feito instantaneamente, com quem está online. O Twitter é como uma grande sala de estar virtual, onde pessoas de toda parte opinam sobre os personagens da novela.
TV portátil a qualquer hora
A qualidade de exibição de vídeos em tablets e celulares, aliada a uma boa conexão, garantem diversão a qualquer hora, em qualquer lugar. Você pode acessar programas arquivados pelos canais ou comprar periféricos que permitem a recepção de sinais de TV no celular.
Toda pessoa é uma emissora
Hoje qualquer pessoa pode gravar e disponibilizar um vídeo para todo mundo ver. Foi assim que as webcelebridades começaram a ganhar audiência em um determinado nicho. Esta produção amadora vem mudando a linguagem televisiva tradicional.
A boa e velha televisão sobrevive, como se pode ver nesta matéria. Mas arriscamos dizer que seu conteúdo converge cada vez mais com o da internet.


Lista de tecnologias e objetos que os smartphones estão substituindo


Você já parou para pensar que os aparelhos móveis estão se tornando canivetes suíços da tecnologia? Cada vez mais cheios de funções, eles estão substituindo diversos objetos e cabem no seu bolso. É o que chamamos de convergência tecnológica. \o/
Veja abaixo tudo o que seu celular pode fazer:
Estante de livros
Com os e-books e softwares para leitura de livros digitais, dá para colocar uma biblioteca inteira dentro do seu celular, ou ler livros online, como na Nuvem de Livros da Vivo.
Jornal diário
Todo veículo de comunicação que se preze está presente na internet, seja em portais online, aplicativos ou redes sociais. Basta ligar seu smartphone e saber de tudo o que está acontecendo no mundo.
Câmera Digital
Repare nos shows, eventos esportivos e pontos turísticos. A quantidade de smartphones que está fazendo o trabalho das câmeras digitais é gigante. Também, pudera: a cada ano, as lentes dos celulares estão mais poderosas. Outra vantagem é que você pode compartilhar suas fotos rapidamente com amigos nas redes sociais. E se você pensa que tirar foto no celular é coisa de fotógrafo amador, veja este repórter cobrindo os Jogos de Londres com um iPhone!
Câmeras Polaroid, Holga e Lomo
Já perdemos as contas de quantos aplicativos oferecem filtros fotográficos para você tratar suas fotos diretamente no smartphone. E dá para simular facilmente o efeito de câmeras fotográficas clássicas.
Dicionários de bolso
Diferente do dicionário físico, o digital não pesa na bolsa e no seu smartphone. Na hora do sufoco, numa viagem, é só sacar o celular do bolso e pronto!
Scanner
Você pode ganhar o espaço que a sua impressora/scanner ocupa na mesa de trabalho. Existem apps bem profissionais que transformam seu smartphone em um scanner, como o JotNot e o Doc Scanner.
Caixa eletrônico
Tudo bem, ainda não dá para sacar dinheiro via celular. Mas já é possível fazer quase todas as operações bancárias com ele. Transferências, pagamentos, investimentos e muito mais. É só achar o app do seu banco e pedir autorização para fazer transações via mobile.
GPS
Mais um dispositivo que aos poucos vem sendo substituído por smartphones. É mais fácil que andar com vários gadgets por aí. Ligue seu celular, informe pra onde quer ir e ele te leva. Confira o Vivo Co-Piloto, um serviço para seu celular que informa até a situação do trânsito em tempo real.
Caderninho de Notas
O que não falta são aplicativos para anotações e agendas. Escolha o seu e comece a registrar tudo de importante: compromissos, contas a pagar, datas e muito mais. E pode aposentar aquele seu caderninho velho.
Gravador de voz
Muitos smartphones já contam com um gravador de voz nativo, mas não faltam aplicativos com funções mais avançadas. É bem mais prático compartilhar uma gravação diretamente do celular do que ter que plugar um outro device no computador para exportar o áudio. Mais uma vez, ponto para os celulares.
Listinha de supermercado
Adeus ao papelzinho de rascunho jogado no fundo da bolsa. É cada vez mais comum o uso de apps específicos para fazer lista de compras e supermercado. A facilidade é muito grande: você nem precisa reescrever a lista todo mês.
MP3 Player ou iPod
Quando a Apple lançou o iPod, lá em 2001, a possibilidade de carregar milhares de músicas dentro do bolso deixou muita gente empolgada. Hoje, você nem precisa comprar um iPod ou outro MP3 player para ter sua biblioteca musical, certo? A maioria dos smartphones já vem com memória interna para comportar tudo que você precisa: fotos, músicas e vídeos. Mais um ponto para os celulares!
Rádios
A internet nos trouxe a incrível possibilidade de ouvir rádios de todos os países. E os smartphones mais ainda. Você pode escolher entre milhares de estações ou ouvir as rádios da sua região em qualquer lugar, não só no carro ou no radinho da casa. As possibilidades são infinitas: confira o TuneIn Radio, o WunderRadio e o NPR Music.
Muita gente pode pensar: “mas eu ainda uso todas estas coisas”. Sim, as tecnologias ainda convivem. Mas agora você tem a opção de andar com um único aparelho. E o futuro parece promissor. Em alguns anos assistiremos a todos os canais de TV no nosso celular, e nossos cartões de crédito estarão embutidos dentro dos smartphones. 


Galaxy Note 2 terá tela ainda maior, diz jornal


Samsung deve lançar novo Galaxy Note ainda esta semana e, segundo coreanos, aparelho rodará Android 4.1 e terá display de 5,5 polegadas. 


Samsung Galaxy Note: aparelho hoje tem tela de 5,3 polegadas. Especula-se que novo Galaxy Note será anunciado ainda esta semana, dia 29.

Enquanto o resultado do julgamento entre Apple e Samsung continua a repercutir, a empresa sul-coreana terá, esta semana, um forte aliado para distrair as atenções da derrota sofrida na semana passada nos Estados Unidos: o lançamento do seu bem-sucedido Galaxy Note 2.
Pois um jornal da Coreia do Sul divulgou hoje supostas especificações técnicas do “phablet”. E, surpreendentemente, tudo indica que a tela do aparelho, que hoje tem 5,3 polegadas, irá aumentar um pouco mais de tamanho e virá com 5,5 polegadas.
Ainda de acordo com a publicação de Seul, o Galaxy Note 2 rodará o Android 4.1 ou Jelly Bean, contará com processador de quatro núcleos e, além disso, terá suporte para a rede 4G. O “phablet” estará disponível em duas versões, 16 e 32 GB.
Já quanto à câmera que irá equipar o Galaxy Note 2, o jornal não economizou no exagero. Segundo os coreanos, a câmera traseira será de 800 MP. Uma resolução um tanto quanto inesperada.
Bom, se se saberá ao certo o que a Samsung preparou para o Galaxy Note 2 nos próximos dias. Existem fortes indícios de que a companhia irá revelar o novo aparelho nesta quarta-feira, dia 29, em Berlim. A capital alemã irá receber dezenas de fabricantes durante a IFA 2012 (Consumers Electronics Unlimited), que começa no próximo dia 31 e vai até o dia 5 de setembro. 


Nokia Siemens vai abrir fábrica no Brasil para 4G

 A Nokia Siemens Networks vai abrir uma linha de montagem no Brasil, junto com a fabricante Flextronics International, para construir a próxima geração de redes de telefonia móvel, disse um executivo sênior em entrevista na última segunda-feira.
A planta deve começar a disponibilizar equipamentos de quarta geração (4G) sem fio no início de outubro, no momento em que operadoras locais constroem redes para a Copa do Mundo de 2014, disse o diretor da Nokia Siemens para as Américas, Ken Wirth.
"O que estamos procurando fazer é alinhar nossa capacidade de produção próxima dos mercados onde estamos vendendo. Então isso reduz nossos custos de transporte, tarifas e quaisquer outras coisas que apareçam", disse Wirth, recusando-se a comentar o quanto cada parceiro investiu na joint venture.
O Brasil leiloou licenças de transmissão de 4G em junho, e estipulou que pelo menos 60 por cento do hardware instalado deveria ser de conteúdo brasileiro, um requisito contestado pelos Estados Unidos e pela União Europeia na Organização Mundial do Comércio.
Para a Nokia Siemens, a demanda das quatro operadoras móveis brasileiras, com a instalação de suas redes 4G, será suficiente para justificar a capacidade de produção local para os próximos 12 a 18 meses, disse Wirth.
A empresa já assinou contratos com uma operadora 4G brasileira e uma chilena, que Wirth se recusou a nomear.
Com a produção brasileira já instalada e funcionando, Wirth disse que vê as novas redes 4G brasileiras como uma chance para a Nokia Siemens de crescer sua participação no mercado da América Latina em cerca de 30 por cento. A região contribui por 13 por cento da receita da companhia -- mais do que a América do Norte -- e está crescendo rapidamente.
Somente no Brasil, as operadoras móveis reservaram cerca de 1,5 bilhão de dólares em despesas de capital para o próximo ano, cerca de 30 por cento dedicados à tecnologia 4G.



Vídeo da Nikon mostra diferença entre câmera com Android e smartphone

Após lançar a primeira câmera digital com sistema Android, a Nikon mostra que aposta alto nesse novo mercado.
A empresa divulgou um vídeo onde aponta as principais vantagens em possuir uma câmera com sistema operacional em vez de utilizar um smartphone para os mesmos fins.
As vantagens exibidas no vídeo são bastante apelativas e podem convencer muita gente a voltar ao uso de câmeras fotográficas para fotografar.
E você, trocaria seu smartphone por uma câmera inteligente?


Novas imagens do iPhone 5 revelam provável chip NFC



Mais fotos de peças que supostamente pertencem ao iPhone 5 apareceram neste fim-de-semana. A Apple deve anunciar o novo smartphone daqui a duas semanas, no dia 12, num evento que ainda não foi oficialmente confirmado.
As novas fotos foram publicadas numa conta do site PhotoBucket onde, no passado, já apareceram outras imagens antecipando produtos da Apple. Elas mostram o que parece ser o painel frontal do iPhone 5 quase completo. São visíveis a tela de cristal líquido, o botão Home e a câmera frontal – além de um chip quadrado inexistente nos modelos atuais do iPhone.
Como observou o pessoal do blog japonês Macotakara, o chip é, provavelmente, o sensor NFC do iPhone 5. De fato, há desenhos associados a patentes registradas pela Apple que mostram o sensor NFC mais ou menos no lugar onde ele aprece nas fotos. Essa conexão sem fio de curta distância – já existente em celulares com Android como o Galaxy S III, da Samsung – permite transferir arquivos e informações entre dois aparelhos apenas aproximando um do outro.
O NFC deverá ser usado para pagamentos, transformando o smartphone numa espécie de carteira digital. O sistema iOS 6, que vai estrear junto com o iPhone 5, possui um novo app com óbvia vocação para uso em pagamentos, o PassBook. Até agora, a Apple vem apresentando esse aplicativo como um local para guardar ingressos, passagens e, cartões de fidelidade digitais.
Segundo a Apple, o PassBook vai receber atualizações via internet. Assim, se um voo atrasar ou mudar para um portão de embarque diferente no aeroporto, por exemplo, o usuário será avisado. Ele também vai mostrar quando vai expirar um cupom de validade limitada.
Além disso, vai poder emitir avisos com base na localização. Quando o usuário chegar ao local de um show, por exemplo, o ingresso correspondente será exibido.  A Apple não divulgou nada sobre pagamentos até agora. É possível que ela feche acordos com empresas de cartões de crédito para implementar essa função. Ou ela mesma pode agir como intermediária, já que a loja iTunes armazena os números de cartões dos usuários.
De qualquer modo, é muito provável que Tim Cook e sua turma anunciem esse serviço junto com o iPhone 5. Ele vai competir com o Google Wallet, já disponível no Android, e com o serviço similar da Microsoft, que vai estrear junto com o Windows Phone 8 no próximo dia 5 (Microsoft e Nokia realizam um evento conjunto nesse dia).
A Apple deve começar a aceitar encomendas do iPhone 5 já no dia 12. A chegada às lojas está prevista para o dia 21. Além do sensor NFC, o smartphone traz, como novidades, tela de 4 polegadas em formato alongado, conexão celular 4G LTE e pequenas mudanças no design, que deve conservar as linhas básicas do iPhone 4 e do 4S.