segunda-feira, 11 de junho de 2012

Japoneses apresentam smartphone capaz de medir radiação

 Aparelho será vendido a partir de julho pela operadora Softbank !
A operadora de telefonia móvel japonesa Softbank apresentou nesta terça-feira um smartphone que pode medir a radioatividade no ar, em resposta à crescente preocupação dos consumidores japoneses sobre os níveis de radiação após o desastre nuclear ocorrido no ano passado na central de Fukushima.
O novo modelo conta com um sensor que permite aos usuários, simplesmente apertando um botão, saber o nível de radiação ao qual estão expostos.
 O telefone, que será vendido a partir de julho, também pode manter um registro da exposição em cada local onde o aparelho esteve, disse a Softbank em um comunicado, assegurando que pode detectar raios gama em um espectro de 0.05 a 9.99 microsieverts por hora.
O homem está exposto continuamente à radiação de fontes naturais por causa de gases radioativos presentes na atmosfera. A dose média de radiação natural é de 2.400 microsieverts por ano. Para efeito de comparação, logo após o acidente de Fukushima no ano passado, o governo informou que o nível de radiação próximo a região mais atingida alcançou 600 microsieverts por hora. 
Fonte: France-Presse



Nenhum comentário:

Postar um comentário