segunda-feira, 18 de junho de 2012

Qual o impacto da 4G na briga por market share no Brasil?

Fonte: teleco 

O espaço para o crescimento da receita de voz está, no entanto diminuindo e a banda larga móvel passando a ser o caminho para o crescimento da receita das operadoras de celular.

No 1T12, a receita de voz cresceu 7,9% em relação ao 1T11, enquanto a receita de dados cresceu 44,2%. A receita de dados representou 20,5% da receita líquida de serviço do celular (26,8% na Vivo) no 1T12, contra 16,2% no 1T11 (Vivo 22,5%) .


 
Vivo e Claro são as operadoras  que mais tem investido em banda larga móvel no Brasil. A Claro é a líder em acessos via aparelhos 3G e a vivo em terminais de dados.
As duas operadoras saíram na frente com a oferta de 3G+ (HSPA+) com velocidade de 3 a 6 Mbps em toda a sua cobertura 3G.

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 2.831 municípios (84,6% da população) em Mai/12.


municípios
2008
2009
2010
2011
Mai/12
Vivo
314
579
1.206
2.585
2.831
Claro
282
389
402
657
890
Tim
23
55
195
488
539
Oi
99
168
211
250
320
Total
448
711
1.287
2.702
2.976


É neste cenário que Vivo, Claro, TIM e Oi foram às compras no leilão promovido pela Anatel e adquiriram frequências na faixa de 2,5 GHz para 4G em todo o Brasil.
  


R$ milhões
Frequências adquiridas
Vivo
1.050
Banda X (20+20 MHz) em todo o Brasil
Claro
988,8
Banda W (20+20 MHz) em todo o Brasil
19 lotes da banda P
TIM
382,2
Banda V1 (10+10 MHz) em todo o Brasill
6 lotes da banda P
Oi
399,8
Banda V2 (10+10 MHz) em todo o Brasil
11 lotes da banda P



Nenhum comentário:

Postar um comentário