quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Galaxy S II Lite é o campeão intermediário

Com configuração equilibrada, aparelho se destaca na categoria


A tradição não costuma ser caridosa com os smartphones da faixa intermediária. Com recursos similares a seus irmãos topo de linha, mas com diferenças cruciais, esses aparelhos podem ser comparados ao vice-campeão. Como aquele atleta que liderou a prova em vários momentos, mas que não apresentou o fôlego necessário para cruzar a linha de chegada em primeiro, o Galaxy S II Lite chama atenção por executar tarefas com a mesma eficácia de seu antecessor topo de linha a um preço bem mais atraente. 

Classificada como Lite, termo originário do inglês e empregado em alimentos e bebidas com redução de gordura e açúcar, essa versão do Galaxy S II é na verdade mais gorda e pesada em relação à original. O aparelho pesa 119 gramas, contra 116 gramas do anterior. Medindo 6,3 por 12,32 por 1,06 centímetros, o S II Lite tem um corpo mais compacto e ligeiramente mais espesso. No entanto, nenhuma dessas características pode ser apontada como uma falha. Construído totalmente em plástico, o smartphone é muito confortável de manusear. Seu corpo curvado mescla o estilo do Galaxy X com a simplicidade costumeira da Samsung. Há controles laterais para volume, um botão dedicado a ligar/desligar o aparelho, o tradicional botão “Home” e outros dois botões sensíveis ao toque (Menu e Voltar). Infelizmente não há um botão dedicado a controlar a câmera traseira de 5 megapixels, que conta com flash LED e gravação de vídeo em 720p.


A tela Super AMOLED Plus de 4 polegadas tem resolução de 480 por 800 pixels e ótima resposta aos toques. Por conta do brilho com boa intensidade e a fidelidade nas cores, a tela torna a exibição de fotos e vídeos agradável. Outro fator que contribui para que o S II Lite seja um bom reprodutor multimídia é a compatibilidade com vários formatos. O player rodou sem engasgos arquivos MP4, XviD, DivX (com legenda srt), MKV, H.264, FLV e ASF. Mesmo sem uma porta HDMI, a Samsung oferece a conexão com TVs e outros dispositivos por DLNA com o AllShare, ou ainda com um adaptador (vendido separadamente). Com uma interface bastante agradável, o AllShare exibe raízes de pasta, capas de álbum para as músicas e miniaturas de fotos e vídeos. A conexão com dispositivos compatíveis é feita em poucos passos.

Para tornar o Android 2.3 mais completo, o Galaxy S II Lite traz a versão 4.0 da interface TouchWiz. Mesmo se distanciando da versão pura do sistema do Google, as modificações da Samsung são muito positivas. O player de música traz equalizações pré-definidas, tecnologia de melhoria de som DNSe e virtualização de canais 5.1. A capa dos álbuns recebe destaque na aba “Em execução”, mas ela pode ser trocada pelo equalizador se esse for o desejo do usuário. A troca de música é feita pelos botões dedicados ou pelo simples deslizar dos dedos na tela. Os curiosos também podem consultar informações sobre a música, banda ou um clipe no Google ou YouTube.


O catálogo de endereços é outro grande destaque da interface TouchWiz. Há opção para exibir somente contatos com números de telefone, mostrar ou ocultar grupos criados (incluindo os de redes sociais) e alterar a ordem da lista (primeiro ou último nome). Um toque na imagem de um contato abre a caixa Quick, com atalhos para chamada, texto ou e-mail. Ao deslizar o dedo para a direita sobre um contato gera uma ligação, o movimento na direção oposta cria uma nova mensagem. A conexão com Facebook ou LinkedIn mescla os contatos das redes com os do catálogo, evitando duplicatas. A página dos contatos exibe diferentes abas. A primeira traz as informações gerais como número de telefone e e-mails, a segunda reúne o histórico de ligações e mansagens, enquanto a terceira e quarta são dedicadas a atualizações de redes sociais. Ao digitar um número de telefone no discador, o aparelho oferece sugestões de contatos para o número correspondente. Mesmo parecendo um recurso elementar, ele não está presente nas versões puras do Android. As mensagens são agrupadas em conversas e, assim como no catálogo de endereços, um deslizar de dedos gera uma nova mensagem (esquerda) ou uma ligação (direita). Além do aplicativo de Gmail, que permite a sincronia de múltiplas contas, o Galaxy S II Lite traz um gerenciador padrão de e-mail com suporte a IMAP e POP. As pastas criadas online são exibidas ao lado das originais “caixa de entrada”, “rascunhos” e “itens enviados”. Para que o usuário não se confunda com inúmeras contas, é possível atribuir uma cor para cada uma.


O teclado virtual QWERTY compatível com Swype (escrita por gestos) tem bom tamanho, tanto na vertical como horizontal. Palavras são sugeridas acima do teclado conforme o usuário digita uma mensagem. Para os que desejam produzir ou alterar um documento a Samsung inclui o Polaris Office. Compatível com as versões 2003 e 2007 do Microsoft Office, o aplicativo permite criar ou editar documentos do Word, Excel, PowerPoint e também visualizar PDFs. O Polaris se comunica com o Google Docs e Box.net, habilitando o download de documentos armazenados na nuvem.

O navegador de internet desse aparelho merece destaque. Com suporte a Flash 11, o S II Lite pode exibir vídeos do YouTube sem abrir o aplicativo dedicado, rodar jogos em Flash e exibir menus sem nenhum problema. Um recurso interessante é o ajuste de brilho específico para o navegador. Com ele é possível ajustar a intensidade para um maior conforto, sem que isso influencie o brilho nos outros aplicativos ou aumente drasticamente o consumo de bateria. 

Mesmo sem gravação de vídeo em 1.080p, a câmera de 5 megapixels faz um ótimo trabalho. A captura de imagens em diversas condições se mostrou superior a apresentada pelo Galaxy X, que também é equipado com uma câmera de 5 MP. Para não fazer feio, ela conta com detecção de rosto e piscar, controle de branco e de exposição e valores de ISO entre 100 e 400. Há ainda os ajustes de disparo único, detector de sorriso, panorama e ação.



Com o lançamento do Galaxy S III e o preço de 999 reais, o S II Lite pode causar a falsa impressão de ser um aparelho caro com configuração já saturada. De fato o, o processador dual core Cortex A9 com 1 GHz pode ressaltar essa impressão na comparação com outros modelos. No entanto, nenhuma lentidão foi percebida durante os testes do INFOlab para justificar afirmações desse tipo. O chip dedicado aos gráficos é o Mali-400M, que também equipa o Galaxy S II. Isso significa que a versão mais barata do aparelho oferece a mesma qualidade na execução de jogos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário