terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lista de tecnologias e objetos que os smartphones estão substituindo


Você já parou para pensar que os aparelhos móveis estão se tornando canivetes suíços da tecnologia? Cada vez mais cheios de funções, eles estão substituindo diversos objetos e cabem no seu bolso. É o que chamamos de convergência tecnológica. \o/
Veja abaixo tudo o que seu celular pode fazer:
Estante de livros
Com os e-books e softwares para leitura de livros digitais, dá para colocar uma biblioteca inteira dentro do seu celular, ou ler livros online, como na Nuvem de Livros da Vivo.
Jornal diário
Todo veículo de comunicação que se preze está presente na internet, seja em portais online, aplicativos ou redes sociais. Basta ligar seu smartphone e saber de tudo o que está acontecendo no mundo.
Câmera Digital
Repare nos shows, eventos esportivos e pontos turísticos. A quantidade de smartphones que está fazendo o trabalho das câmeras digitais é gigante. Também, pudera: a cada ano, as lentes dos celulares estão mais poderosas. Outra vantagem é que você pode compartilhar suas fotos rapidamente com amigos nas redes sociais. E se você pensa que tirar foto no celular é coisa de fotógrafo amador, veja este repórter cobrindo os Jogos de Londres com um iPhone!
Câmeras Polaroid, Holga e Lomo
Já perdemos as contas de quantos aplicativos oferecem filtros fotográficos para você tratar suas fotos diretamente no smartphone. E dá para simular facilmente o efeito de câmeras fotográficas clássicas.
Dicionários de bolso
Diferente do dicionário físico, o digital não pesa na bolsa e no seu smartphone. Na hora do sufoco, numa viagem, é só sacar o celular do bolso e pronto!
Scanner
Você pode ganhar o espaço que a sua impressora/scanner ocupa na mesa de trabalho. Existem apps bem profissionais que transformam seu smartphone em um scanner, como o JotNot e o Doc Scanner.
Caixa eletrônico
Tudo bem, ainda não dá para sacar dinheiro via celular. Mas já é possível fazer quase todas as operações bancárias com ele. Transferências, pagamentos, investimentos e muito mais. É só achar o app do seu banco e pedir autorização para fazer transações via mobile.
GPS
Mais um dispositivo que aos poucos vem sendo substituído por smartphones. É mais fácil que andar com vários gadgets por aí. Ligue seu celular, informe pra onde quer ir e ele te leva. Confira o Vivo Co-Piloto, um serviço para seu celular que informa até a situação do trânsito em tempo real.
Caderninho de Notas
O que não falta são aplicativos para anotações e agendas. Escolha o seu e comece a registrar tudo de importante: compromissos, contas a pagar, datas e muito mais. E pode aposentar aquele seu caderninho velho.
Gravador de voz
Muitos smartphones já contam com um gravador de voz nativo, mas não faltam aplicativos com funções mais avançadas. É bem mais prático compartilhar uma gravação diretamente do celular do que ter que plugar um outro device no computador para exportar o áudio. Mais uma vez, ponto para os celulares.
Listinha de supermercado
Adeus ao papelzinho de rascunho jogado no fundo da bolsa. É cada vez mais comum o uso de apps específicos para fazer lista de compras e supermercado. A facilidade é muito grande: você nem precisa reescrever a lista todo mês.
MP3 Player ou iPod
Quando a Apple lançou o iPod, lá em 2001, a possibilidade de carregar milhares de músicas dentro do bolso deixou muita gente empolgada. Hoje, você nem precisa comprar um iPod ou outro MP3 player para ter sua biblioteca musical, certo? A maioria dos smartphones já vem com memória interna para comportar tudo que você precisa: fotos, músicas e vídeos. Mais um ponto para os celulares!
Rádios
A internet nos trouxe a incrível possibilidade de ouvir rádios de todos os países. E os smartphones mais ainda. Você pode escolher entre milhares de estações ou ouvir as rádios da sua região em qualquer lugar, não só no carro ou no radinho da casa. As possibilidades são infinitas: confira o TuneIn Radio, o WunderRadio e o NPR Music.
Muita gente pode pensar: “mas eu ainda uso todas estas coisas”. Sim, as tecnologias ainda convivem. Mas agora você tem a opção de andar com um único aparelho. E o futuro parece promissor. Em alguns anos assistiremos a todos os canais de TV no nosso celular, e nossos cartões de crédito estarão embutidos dentro dos smartphones. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário