terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os smartphones substituem as TVs?


Neste ano, o Brasil alcançou o segundo lugar no investimento em publicidade na internet, passando as revistas e jornais impressos. Nos Estados Unidos e Reino Unido, é comum que os telespectadores assistam aos programas favoritos enquanto acesssam e-mail, fazem check-ins em redes como GetGlue, compartilham filmes usando o Mubi e batem papo com amigos. E cada vez mais gente em países como a Índia e a China prefere se divertir com celulares e tablets no lugar da TV.
O que isso tudo significa? Que estamos participando de uma verdadeira revolução no hábito mais cotidiano da sociedade contemporânea: assistir à TV. Os olhos do mundo estão transitando entre telas grande e pequenas, graças a conexões de internet mais rápidas e avanços na tecnologia móvel.
Já vimos como os smartphones são os novos canivetes suíços da Era da Informação. Mas como eles estão convivendo com a TV, na prática? Veja alguns exemplos:
Redes sociais informam antes, sites informam melhor
O Twitter e o Facebook tornaram-se fontes de informação para a TV. As redes sociais já pautam as grandes empresas jornalísticas e de entretenimento.
Arquivo infinito de informações
Este estudo mostra que as pessoas checam na internet se uma informação vista na TV é verdadeira. Além disso, a web é acessada quando queremos saber mais sobre um assunto. O hábito da busca se difunde mais e mais, e a internet se consolida como uma imensa biblioteca digital.
Qualquer hora e por quanto tempo quiser
O acesso à informação na internet não tem limitação de tempo como na TV. É possível ficar horas conhecendo um assunto por meio de textos, fotos, vídeos.
A experiência coletiva
Redes sociais estão trazendo de volta o prazer de comentar o que se vê na TV. Isso pode ser feito instantaneamente, com quem está online. O Twitter é como uma grande sala de estar virtual, onde pessoas de toda parte opinam sobre os personagens da novela.
TV portátil a qualquer hora
A qualidade de exibição de vídeos em tablets e celulares, aliada a uma boa conexão, garantem diversão a qualquer hora, em qualquer lugar. Você pode acessar programas arquivados pelos canais ou comprar periféricos que permitem a recepção de sinais de TV no celular.
Toda pessoa é uma emissora
Hoje qualquer pessoa pode gravar e disponibilizar um vídeo para todo mundo ver. Foi assim que as webcelebridades começaram a ganhar audiência em um determinado nicho. Esta produção amadora vem mudando a linguagem televisiva tradicional.
A boa e velha televisão sobrevive, como se pode ver nesta matéria. Mas arriscamos dizer que seu conteúdo converge cada vez mais com o da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário